30/06/2020 17h45 - Atualizado em 30/06/2020 17h55

"Nesta vida temos três professores importantes: o momento feliz, o momento triste e o momento difícil. O feliz mostra o que não precisamos mudar. O triste, o que precisamos mudar. E o difícil, que somos capazes de superar." Esse texto é do poeta e jornalista Mario Quintana.

Acredito que pequena parte da comunidade, hoje, tem plena consciência que está na vida para progredir no intelectual e no moral. Ma, para que ocorra o progresso, é necessário a mudança. Em outras palavras, viemos na vida para mudar.

O poeta gaúcho enfatiza com sabedoria que o momento feliz é consequência de nossa conquista no processo evolutivo. Por isso, é motivo de comemoração. Já o momento triste sinaliza o que precisamos melhorar. É nessa circunstância que precisamos reservar tempo para reflexão, pois a mesma traz recados que não são fáceis de perceber. É muito comum o indivíduo procurar fugir desse tipo de momento, através de bebidas alcoólicas, distrações e outras formas, como se nada tivesse ocorrido.

Pode observar: se você foge de uma situação triste, deixando de captar as causas e de trabalhar na resolução, depois de um tempo, a mesma condição retorna mais intensificada. Como tudo na vida é movimento, essa opção, dependendo da intensidade, pode gerar problema psicológico. Tem um provérbio chinês que diz que "a água corrente nunca apodrece". Em resumo: esforce-se para dominar seu passado no presente ou o passado dominará seu futuro. Por sua vez, a circunstância difícil, desde que a aceitamos como parte do nosso processo vivencial, nos faz acessar reservas de experiências e soluções que temos escondidas nas memórias inconsciente e consciente. O conhecimento vem de fora, já a sabedoria vem de dentro.

Depois da superação desse tipo de adversidade, como compensação, percebe-se um grande acréscimo no autoconhecimento, no autocontrole e na autoconfiança.

Sugestões de melhorias: experimenta ser preventivo ao realizar com constância a prática de auto-observação e esforça-se para deduzir a correta realidade. Só poderemos melhorar o que conseguimos perceber em nós, ou seja, aquilo que se torna consciente. Por isso temos de valorizar e agradecer os sinais de alerta dos momentos tristes e difíceis.

A vida não tem a ver com o que nos acontece. Ela diz respeito a como percebemos o que nos acontece. Aproveitar a vida tem a ver com aproveitar os momentos.Viva a vida!