09/06/2016 17h20 - Atualizado em 09/06/2016 17h40

Eis aqui algumas dicas imprescindíveis para se obter sucesso, no sentido de ter êxito em projetos na família, na sociedade, no trabalho, nos estudos, etc., que observei convivendo com pessoas de sucesso:
Primeira: Tenha consciência que o sucesso é realização feita pouco a pouco. A tecnologia avançadíssima e acelerada apenas pode contribuir, desde que bem utilizada. Mas, não acredito em velocidade para obter qualquer tipo de proeza profissional ou pessoal. A não ser para aquela façanha meia boca – conforme o popular – superficial e inconsistente. O sucesso é resultado de centenas de escolhas bem pensadas – que exigem tempo – e de muito esforço. A vida mostra à todo momento que não devemos confiar no fácil.
Segunda: Esteja mais livre de preocupações. Saiba o que deve ser ignorado. Tenha consciência que as preocupações, que geralmente ocupam um espaço de tempo representativo e que representam excesso de futuro na imaginação da pessoa, não agregam valor. Faça ótimo planejamento e foque essencialmente nas realizações do dia-a-dia.
Terceira: Seja agradecedor. Não perca tempo com lamentação. Não dê muito moral para o ocorrido indesejável. Quando lamentamos, além de atrair negatividades, estamos desperdiçando tempo. Seja mais voltado para solução e na ocorrência de algum problema, pergunte de imediato “como podemos resolver isso?” ou “como podemos tirar proveito dessa situação?”.
Quarta: Tenha consciência que o pior desperdício é não utilizar ao máximo os seus pontos fortes e ficar gastando excessiva energia em querer fortalecer os pontos fracos, que podem exigir anos sem a obtenção de resultados desejáveis.
Quinta: Foque apenas no essencial. Em outras palavras, considere que apenas por volta de 20 % das informações e das ocorrências são relevantes. Detectar o que é essencial na complexidade dos dias atuais, considerado período de muitas distrações, se torna fundamental.
Sexta: Leve a sério o dito popular “diga-me com quem tu andas e lhe direi quem tu és”. Cerque-se de pessoas do bem e positivas.
Sétima: Seja religioso. O equilíbrio mental necessita de desenvolvimento espiritual.
 
Sabemos o tanto quanto vivenciamos. A vivência se adquire experimentando. Experimente praticar essas dicas para fazer de 2014 um ano de vitórias. Sempre é bom lembrar que na ausência de sucesso, o insucesso ocupa o espaço deixado.